domingo, 14 de abril de 2013

A construção de um cartaz segundo a estratégia PLEA

A nossa professora frequenta uma ação de formação nova e segundo ela nos explicou, devemos sempre, para fazer uma tarefa, fora ou dentro da escola, pensar antes, pensar durante e pensar depois. 
Para dizer a verdade, até nem foi ela que veio com esta história do PENSAR sempre. Foi a Formiga- General que explicou às cores do Arco-íris que as formigas eram um exécito organizado e instruído na antiga tradição PLEA. E, como dizia ela, a sábia Formiga, "...o segredo de um qualquer final feliz é um início bem pensado, um meio bem executado e um final bem avaliado. " Deixou-nos a nós e às cores do Arco-íris a pensarmos sobre isso...
A professora explicou-nos bem o que era, então, PLanificar, Executar e Avaliar e registámos no caderno da escola o modelo ciclico.

Quando a professora nos propos realizarmos uma atividade seguindo este modelo, as nossas carinhas expressaram bem os nossos receios...
 A tarefa seria realizarmos cartazes com frases da história, frases que nós já sabemos e até dizemos muitas vezes, agora na sala, sempre que precisamos de incentivo.
Dividimos a turma em grupos:
Grupo 1: Carolina, Jéssica, Luís, Márcio.
Grupo 2: Daniela, Diogo, Gabriel, Lara Abigail.
Grupo 3: Beatriz, Catarina, Márcia, Simão
Grupo 4: Filipa Maria, Filipa Pereira, Lara Filipa, Patrícia
Grupo 5: Fábio, Francisca, Maria Inês, Sofia
Grupo 6: Marco, Rita, Rui, Soraia

Escolhemos as frases. Foi fácil.  As frases escolhidas foram:

“Há um lugar para cada coisa e cada coisa deve estar no seu lugar” (cap. 2-pág. 129); “Quem não desistir, há-de conseguir.” (cap. 3-pág. 16); “- De asas fechadas ninguém aprende a voar!” (cap. 4-pág. 21) ; “ … o segredo de qualquer final feliz é um início bem pensado, um meio bem executado e um fim bem avaliado…” (cap. 6-pág. 29)
“- Afinal, aprender está à distância de um querer…” (cap. 3-pág. 1). 

Depois a professora deu-nos duas fichas para autorregularmos o nosso trabalho. O que custou foi começar....
Sabíamos que a fase de Planificação era muito importante. Como dizia a Formiga-General, "...um início bem pensado..." é um dos segredos para um fim bem sucedido. Então, começamos por estabelecer os nossos objetivos, dividir tarefas, pensar nos materiais que precisaríamos e estimar o tempo dispendido. Era... pensar antes, ora pois!
Pensámos em tudo... ou quase tudo, como descobrimos depois!
Exemplos de registos dos vários grupos na fase da Planificação::
-Letras visíveis, que chamem a atenção,  letra bonita,  letra impressa, desenhos, decorações, fotocópia de uma página para copiar o desenho, fotocópia de uma ilustração para pintar e colar, fotocópia da capa do livro, cola, marcadores, tesoura, folha branca para rascunho, cartolina de uma cor .....; Rita - chefe do grupo, Marco- desenha; Rui - pinta; Soraia- escrita da frase; 1.30H, 2H, meia hora....

Quando passamos à fase de Execução, começaram as descobertas: alguns pormenores não foram bem planificados e tivemos que voltar atrás, para planificar melhor. Registámos.

Parecia tudo bem controlado, mas....


“- Não sabíamos onde por as letras e a professora ajudou-nos"(Grupo 6); "- Primeiro pensamos em fazer mais desenhos, mas a meio da execução tivemos que mudar de ideias" (G5); "- Esquecemo-nos da régua. Está tudo a correr muito bem" (G4); "- Não planificamos as cores e não conseguimos chegar a nenhuma conclusão. Temos de parar e decidir" (G2); "- As letras estavam a ficar muito juntas e tivemos de começar de novo na outra parte da cartolina. Afinal não precisamos de régua e cola." (G1) ; "- A pintura não está a correr bem e a professora teve que nos dar outra fotocópia. As tarefas não foram bem divididas, houve confusão entre a Catarina e o Simão, os dois querem desenhar e pintar no cartaz. Depois correu melhor.” (G3)

                  Isto é que foi pensar durante!






Na última fase do modelo, na Avaliação, tivemos que pensar depois...
E chegamos as estas conclusões:
- Grupo 1: " O cartaz ficou muito bonito. As letras ficaram apelativas. Demoramos muito mais tempo do que o tempo planeado. Gostamos todos do resultado."





Grupo 2 : " o cartaz ficou apelativo. As letras ficaram bonitas. Pensamos em tempo a mais, demoramos muito menos tempo. Os materiais foram adequados. ficamos satisfeitos."




Grupo 3: " O tempo foi o suficiente. As tarefas não foram bem divididas, houve muita confusão a fazer o cartaz. "





Grupo 4: "Correu tudo conforme o planificado, menos o tempo que foi pouco. Demoramos muito mais do que meia hora."










Grupo 5: " As letras ficaram bem, pusemos as informações possíveis e o tempo foi suficiente. O material não faltou. Correu tudo bem."








Gripo 6: " As letras ficaram bem. O cartaz ficou bem. Cumprimos todas as regras. O tempo não foi o suficiente. O material não faltou. Os objetivos foram cumpridos. a bibliografia foi o que correu pior. O Marco escreveu à pressa. "


Sem comentários:

Enviar um comentário