domingo, 2 de fevereiro de 2014

Ciência brincando

Lembram-se da nossa história "Um bocadinho de inverno"? Pois na Ciência Brincando voltamos a falar dela.
O Ouriço, como hibernava, nunca tinha visto o inverno. Então pediu ao seu amigo Coelho que lhe guardasse um bocadinho. O Coelho, então, resolveu guardar-lhe uma grande bola de neve. Cobriu-a de folhas e guardou-a na sua toca. Assim, quando chegou a primavera e o ouriço acordou, tinha para ver e tocar uma pequena bola de neve.
Será que o coelho fez bem em ter coberto a bola de neve com folhas? Ou teria sido melhor deixá-la ficar sem nada que a cobrisse? Quando nos perguntaram, respondemos todos que o Coelho não deveria ter posto as folhas na bola de neve.

Então as professoras Sandra e Alzira propuseram fazermos uma experiência: embrulhamos 5 pedaços de gelo em 5 tipos de tecido e deixamos um no prato, sem ser coberto. Achavamos todos que o que derreteria mais depressa seria o gelo embrulhado em lã e o que deveria resistir mais seria o cubo de gelo deixado a descoberto.
Fomos para a sala, deixamos  o tempo correr e.... qual não foi o nosso espanto quando descobrimos... precisamente o contrário daquilo que todos pensavamos.
Os tecidos mais grossos conservam a temperatura, até mesmo se ela for uma baixa temperatura.


Cubo de gelo embrulhado na lã
Cubo de gelo deixado no prato, sem cobertura












Então, bem esperto foi o Coelho, ao ter embrulhado a bola de neve em folhas secas. Se a tivesse deixado sem nada a cobri-la não teria nada para mostrar ao amigo, nem um bocadinho de inverno!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário