Na nossa escola foram realizadas atividades muito importantes e andámos todos envolvidos e entusiasmados!
Começámos, na segunda feira, por ler um jornal regional. Depois de lermos os cabeçalhos, escolhemos algumas notícias e dialogámos sobre elas.
Na terça feira recebemos a visita da escritora Olívia Marques que nos contou "O menino que não gostava de ler", um dos seus contos para crianças.
Estivemos muito atentos pois a história era muito interessante e foi muito bem contada pela autora.
Fizemos uma atividade muito interessante no final. Cada um de nós desenrolava, à medida que recontava a história, um novelo, segurando o fio antes de o passar adiante. Criámos, assim, uma "teia", com as principais ideias da história.
A escritora e poetisa ( editou já um livro de poesias " No espanto das mãos") respondeu a perguntas muito interessantes feitas pelos alunos do 4ºano e pudemos, desta forma descobrir o que a tinha levado à escrita.
Confidenciou-nos que já desde pequena, na escola, andava sempre com papel e caneta e que os outros meninos lhe diziam muitas vezes que ela só arranjava brincadeiras em que se tivesse que escrever. "Eu tenho uma paixão, uma paixão pelas palavras", disse-nos. Continuou sempre a escrever e mais tarde, como professora, contava histórias inventadas por ela aos seus meninos . Eles adoravam, e isso dava-lhe incentivo para continuar.
Alertou-nos para o facto de o computador não deixar sonhar, como os livros, e que apesar de ser um grande entretenimento, não o podemos deixar substituir o livro. Com este, com as suas "palavras bailarinas", podemos sonhar, viajar, e pôr a imaginação a funcionar.
Gostámos muito de saber que o seu pseudónimo, Lídia Borges, é uma homenagem à sua avó, que lhe lia histórias.
Adorámos a sua visita, esperamos que também tenha gostado de ter passado estes momentos connosco!
Mas a semana continuou e não podíamos parar...!
Apresentação das pesquisa feitas |
Fizemos pesquisas sobre Sophia de Mello Breyner Andresen, conhecemos melhor a sua biografia (vida) e bibliografia (obras), folheámos alguns dos seus contos para crianças, lembrámos "A Menina do Mar", já nosso conhecido do ano passado, e escolhemos, para este ano, "A fada Oriana".
O que pretendíamos saber |
O que descobrimos |
Foi uma semana muito agradável e muito proveitosa para todos.
Toda a escola esteve envolvida, desde os mais pequenos até aos mais velhos, e todos realizaram atividades de acordo com o seu nível etário.
Trabalho do 4ºano |
Vejam, por exemplo, o cartaz do 4ºano. Estava muito interessante.
Bem, mas agora as leituras vão ser as matérias estudadas durante o 2ºperíodo, pois as provas de avaliação vêm aí. Toca a estudar!
Entrei de mansinho e fui seguindo, de mensagem em mensagem, até que...
ResponderEliminar- Ah!!! Olha eu!...
Muitos parabéns pela reportagem. Está magnífica.
Ver-me aqui ao lado de Sophia foi muito curioso. É que a minha tese de Mestrado baseia-se na obra infanto-juvenil dessa autora cujo verdadeiro valor só se percebe bem depois de a estudarmos a fundo.
Não esquecerei a minha ida à vossa escola por duas razões funtamentais: a primeira porque, estar rodeada de crianças é uma coisa que me torna feliz, a segunda tem a ver com a forma disciplinada e atenta com que os meninos e as meninas ouviram o meu conto apesar de ser grande e um bocadinho difícil. Parabéns!
Parabéns a todos os alunos e à Professora Filomena por este espaço tão bonito e tão bem organizado.
Obrigada por gostarem de ler.
Um beijo meu
Olívia Marques
"Fundamentais" era o que queria dizer. Desculpem.
ResponderEliminarOlívia