domingo, 26 de fevereiro de 2012

Figuras da história local. Uma visita, uma pesquisa


A unidade "À descoberta dos outros e das instituições", de Estudo do Meio, propõe-nos conhecer o passado da nossa região e figuras da história local, recordadas de várias formas. 









Andávamos nós entusiasmados em conhecer a história de personalidades que deram o  nome a algumas ruas da nossa freguesia, quando a D. Luísa nos propôs irmos visitar o irmão de um ilustre professor de Lomar, José Azevedo Ferreira, a quem a Junta de Freguesia resolveu homenagear dando o seu nome à rua da casa onde viveu. Foi esta nossa assistente que tratou de tudo, e no dia 12 de janeiro lá fomos nós!
Fomos muito bem recebidos pelo sr. Armando Azevedo e sua esposa, D. Zita, e enquanto o senhor nos falava da vida do seu falecido irmão, nos  mostrava as obras editadas, nos mostrava fotografias e esclarecia todas as dúvidas, nós, feitos jornalistas, tirávamos apontamentos.





E não é que no final, para completar esta manhã maravilhosa, os donos da casa convidaram-nos a brincar e a andar de baloiço no seu jardim. Antes de regressar à escola, ainda pudemos provar laranjas docinhas tiradas das suas laranjeiras.
Para agradecer o gesto tão amável por parte deste casal, na sala fizemos um texto coletivo, desenhos giríssimos e oferecemos-lhes os nossos trabalhos.

Aproveitem para ficar a saber mais com este nosso texto:

                                                "Rua Professor José Azevedo Ferreira
O professor José Azevedo Ferreira nasceu a 21 de abril de 1942 e faleceu a 13 de abril de 1995.
Viveu no Lugar da Estrada nº29. Hoje esta rua tem o seu nome.
Estudou na escola de Lomar, no Seminário de Fraião, na Universidade de Coimbra e na Universidade de Sourbonne, em Paris.
Foi professor de Linguística em Moçambique e mais tarde na Universidade do Minho. Foi o professor catedrático mais novo do nosso país.
Casou e teve um filho, Fernando José Fraga Ferreira, hoje também professor na U.M.
Faleceu no Hospital de S.Marcos, em Braga, com doença grave nos pulmões.
Há cerca de 6 anos a Junta desta freguesia resolveu homenagear este homem tão culto e que tantas obras publicou ( Bibliografia Selectiva da Língua Portuguesa, Afonso X foro real...)

Informações gentilmente cedidas pelo irmão desta figura local, Armando Azevedo Ferreira. O nosso muito obrigado."

Sem comentários:

Enviar um comentário